05 junho, 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Fui ao cinema assistir com a minha namorada a estreia mundial do documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa", do diretor Yann Arthus-Bertrand. Gostei! As tomadas aéreas são emocionantes, repletas de mistério.
Acima de tudo, o filme carrega um profundo sentimento de altruísmo. A mensagem é direta: a vida necessita de equilíbrio para perdurar. Um processo extremamente lento e complexo desencadeou o mundo como o conhecemos.
Nesse momento a nossa e muitas outras espécies encontraram situação favorável para a sobrevivência. O homem criou a agricultura e passou a depender dela para sua expansão. Mas foi com o surgimento do petróleo que a humanidade alterou profundamente tudo em sua volta. A modernização que fascina é a mesma que assusta por sua imponência. Começa então a crítica ao consumo excessivo da carne, ao uso de pesticidas nas lavouras, a dependência do petróleo, ao uso do automóvel individual (900 milhões no mundo), a pesca predatória, a pobreza extrema e etc. Um filme para se ver com pessoas de coragem, que acreditem na razão e na moderação como alternativa para o século XXI.

Confira o endereço do filme abaixo, vale a pena:

http://www.home2009.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário