07 julho, 2009

Falecimento de Robert McNamara

A vida tem dessas coincidências inexplicáveis. Na última sexta-feira, dia 3 de junho, meu professor de Economia perguntou para a turma quem conhecia Robert McNamara. Dois levantaram a mão!

McNamara foi uma espécie de Magaiver dos Estados Unidos. Pertencia ao grupo dos "Whiz Kids", um conjunto de universitários brilhantes que trabalhou no Pentágono durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o professor Luiz Miranda, foi o personagem importante no cerco montado contra os japoneses. Depois foi contratado pela Ford onde se tornou presidente. Ele inventou, por exemplo, o encosto de cabeça (ou desnucador) dos automóveis. Depois, foi Secretário de Defesa nos governos Kennedy e Johnson, e um artífice central na guerra do Vietnã e na invasão à Baía dos Porcos em Cuba (dois fracassos notáveis na História estadunidense). Por fim, foi presidente do Banco Mundial num longo período, de 1968 até 1981.

Ontem, segunda-feira, estava no ônibus com a minha namorada e lembrei de McNamara, em função do encosto. Contei para ela brevemente a história dele. E não é que hoje de manhã eu me deparo com a notícia da morte do homem?! Faleceu aos 93 anos de idade.
Ou foi coincidência ou o nós, humanos, realmente temos a capacidade de sentir frequências vindas de outras partes do mundo. Não seria a boa e velha intuição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário